Escoteiros evocam fundador do Escotismo

A Região da Madeira da Associação dos Escoteiros de Portugal promoveu uma atividade evocativa da memória do fundador do Escotismo, Robert Baden-Powell, assinalando a 8 de janeiro o 76º aniversário do seu falecimento ou melhor dito em contexto escotista, a partida para o eterno acampamento.

Celebrar o falecimento de Baden-Powell é para os escoteiros, acima de tudo, celebrar a sua fantástica vida e o seu legado: o maior movimento mundial de juventude que é o Escotismo, com mais de 40 milhões de membros em todo o mundo.

A atividade iniciou-se pelas 09h00 com um momento de reflexão junto do busto de Baden-Powell, na Rua João Tavira, no Funchal, onde se relevou o homem e o escoteiro, o seu legado e o seu exemplo. No contexto de hoje, onde grassam conflitos, guerras e crises políticas, sociais e ambientais, a mensagem e o projeto do fundador assumem uma atualidade da maior importância, pois poucos são os movimentos globais promotores da Paz, do desenvolvimento humano e do diálogo inter-religioso. Foi por isto mesmo e pelo facto de Baden-Powell ter sido anglicano, que a Associação dos Escoteiros de Portugal, como representante do Escotismo independente e interconfessional no nosso país, promoveu através da Chefia Regional da Madeira, esta iniciativa que incluiu de seguida uma visita à Igreja Inglesa, tendo o reverendo padre John Blair proferido uma pequena comunicação acerca da Igreja Inglesa e sua história bem como sobre o percurso da mesma na Madeira, a que se seguiu a missa dominical, onde o pe. Blair dedicou grande parte do seu sermão à obra de Baden-Powell e do seu projeto de contribuição para a construção do caracter dos jovens, consubstanciado no Escotismo. A comunidade ofereceu a todos os presentes uma receção no final do serviço religioso.
Referência ainda à presença do casal David e Leslie Roberts, escoteiros veteranos da Ilha de Brown Sea, local mítico, onde em 1907 Baden-Powell realizou a sua experiência piloto que foi o considerado primeiro acampamento escotista, integrando vinte jovens em quatro patrulhas. Estabeleceram-se contactos para uma potencial visita futura.

Pin It on Pinterest