Trump pagou 38 milhões de impostos em 2005

A Casa Branca revelou ontem que Donald Trump, o actual presidente dos Estados Unidos, pagou em 2005 cerca de 38 milhões de dólares em impostos federais, sobre rendimentos superiores a 150 milhões.

A informação foi disponibilizada depois de a jornalista Rachel Maddow, do canal de televisão MSNBC, ter dito que obteve parte da declaração fiscal de 2005 do Presidente, preparando-se para discutir o documento num programa na terça-feira à noite.

Trump recusou-se a divulgar as suas declarações de impostos durante a campanha eleitoral para as presidenciais do ano passado, quebrando uma tradição de décadas nos EUA. O agora Presidente justificou a recusa dizendo que estava a ser alvo de uma auditoria pelo IRS (Internal Revenue Service) e que tinha sido aconselhado pelos seus advogados a não divulgar a informação.

Antecipando-se ao programa de Maddow, a Casa Branca disse que publicar os rendimentos do Presidente seria ilegal. A divulgação não autorizada de uma declaração de impostos federal é crime, mas Maddow argumentou que a MSNBC estava a fazer valer o seu direito, ao abrigo da Primeira Emenda, de publicar informação em nome do interesse público.

Pin It on Pinterest