Agricultura da Madeira “precisa de um choque de investimento”

O presidente do PS-Madeira, Carlos Pereira, diz que a Agricultura da Madeira precisa, urgentemente, de um “choque” de investimento de modo a garantir que “os nossos agricultores e, sobretudo, o potencial agrícola que a Madeira tem é colocado ao serviço dos madeirenses e dos agricultores da Região”.

O PS-M tem vindo a alertar, várias vezes, para a necessidade de utilizar o mais rápido possível e de forma significativa os Fundos Europeus que estão disponíveis para a área agrícola. Os dados que o líder do PS-M teve acesso demonstram uma situação muito preocupante, na medida em que revelam que os Fundos Europeus estão a ser “muito pouco utilizados”, disse Carlos Pereira. Refira-se que o Grupo Parlamentar do PS-M apresentou, há mais de dois meses, um conjunto de questões ao Secretario Regional de Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos, na ALRAM, sobre esta matéria, contudo até hoje não obteve respostas.

Por seu turno, Carlos Pereira afirma ainda que na ”Região Autónoma dos Açores os Fundos Europeus para a agricultura têm uma execução superior a 25%, enquanto na Madeira é menos de metade, ficando apenas nos 11%”.

Ora, no seu entender, apesar de todas as dificuldades dos agricultores, o “Governo Regional e a Secretaria Regional de Agricultura não têm mostrado nenhuma capacidade em garantir que os programas para os Fundos Europeus estão disponíveis, estão a ser aplicados, no sentido de garantirem mais e famílias madeirenses. 

 

Pin It on Pinterest