Direção Regional da Cultura recebe espólio “Música Regional Açoriana – Recolha de Emiliano Toste entre 1978 e 2017”

A Direção Regional da Cultura (DRC) recebeu o espólio “Música Regional Açoriana – Recolha de Emiliano Toste”, que resulta de um trabalho de cerca de quatro décadas de recolha, gravação, inventariação, catalogação e edição de música das nove ilhas dos Açores.

O acervo foi doado à Região por Emiliano Toste, natural da Praia da Vitória, licenciado em Educação Musical pela Universidade do Minho, com curso superior em Canto pelo Conservatório de Música de Gaia, docente, produtor musical e dinamizador de eventos artísticos.

Neste legado, constituído por 51 discos compactos, estão incluídas pesquisas efetuadas entre 1978 e 2017, entre as quais se destacam as contidas em oito CD com a reedição e recuperação sonora do trabalho de campo efetuado por Artur Santos, referência na etnomusicologia nacional, entre 1952 e 1960, nas ilhas de Santa Maria, São Miguel e Terceira.

O espólio é ainda composto por 44 CD resultantes da reedição de música tradicional açoriana, com a chancela da editora musical AÇOR, entre 1966 e 2017, com o objetivo de estudos comparativos, além de 33 CD de música de todas as ilhas da Região e 18 CD complementares com entrevistas efetuadas junto das respectivas fontes.