3º volume das obras completas de Maria Olímpia da Rocha Gil na Feira do Livro de Lisboa

A Secretaria Regional da Educação e Cultura promove esta sexta-feira, dia 16 de junho, pelas 21h30, na Feira do Livro de Lisboa, o lançamento do terceiro volume das obras completas de Maria Olímpia da Rocha Gil, intitulado “Os Açores e o Atlântico. Estudos de História Económica (Séculos XV-XVII)”.

Esta obra será também lançada a 19 de junho, pelas 18h00, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, numa cerimónia que contará com a presença do Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses.

Este terceiro volume, tal como os dois anteriores, é uma reedição da Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, revista e com nota introdutória da autoria de Artur Teodoro de Matos, que é o coordenador da edição, sendo a obra apresentada por Inês Amorim.

Artur Teodoro de Matos é autor de vários livros e de mais de uma centena de artigos, quase todos sobre a colonização portuguesa nos oceanos Atlântico e Índico.

Licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa, organizou o Departamento de História e o Centro de Estudos Gaspar Frutuoso, que dirigiu até ser nomeado vice-reitor, em 1983.

Posteriormente, já na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, dirigiu o Departamento de História e coordenou o mestrado em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa, que lançou em 1985, tendo também criado e dirigido o Centro de História de Além-Mar desta universidade.

Teodoro de Matos é professor catedrático da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, onde dirige a “Humanitas”, unidade de coordenação da investigação científica, e membro da direção do Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa e do Instituto de Estudos Orientais desta universidade.

Inês Amorim é professora associada com agregação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo como domínios de especialidade História Moderna e Contemporânea e História Económica e Social.

Membro da Comissão Científica do Mestrado em Turismo, bem como da Comissão de Acompanhamento do Curso de Mestrado em História e Património, é também diretora do Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais.

Pin It on Pinterest