Campanha de prevenção “Listen First – Escute Primeiro”

Por ocasião do Dia Internacional Contra o Abuso de Drogas e Tráfico Ilícito a 26 de Junho, a Dianova Portugal e a rede Internacional Dianova (14 países Europa, Américas, África e Ásia) associam-se à campanha mundial das Nações Unidas “Escute Primeiro – Listen First”.

A campanha tem por objectivo promover iniciativas de prevenção da toxicodependência (drogas e álcool) baseadas em evidências científicas, colocando a tónica num conceito simples: no centro destas iniciativas há uma pequena coisa que todos sabemos fazer, mas que por falta de tempo nem sempre o fazemos, Escutar!

Lançada inicialmente em Abril de 2016 durante a Sessão Especial da Assembleia das Nações Unidas UNGASS em Nova Iorque, a campanha “Escute Primeiro – Listen First” continuará a decorrer este ano em parceria com a UNODC, a Organização Mundial de Saúde, a Missão Interministerial Francesa contra as Drogas e Comportamentos Aditivos e o Ministério da Saúde e Assuntos Sociais da Suécia.

A prevenção é um investimento eficaz para o bem-estar das crianças, jovens, famílias e comunidades inteiras. Estudos demonstram que, com este tipo de enfoque baseado em evidências científicas, podemos poupar 30 vezes a quantidade investida na prevenção de drogas em futuros custos sociais e de saúde.

Através da campanha “Escute Primeiro – Listen First”, a Dianova pretende este ano proporcionar Informação e recursos adaptados aos Responsáveis pela formulação de políticas e de tomada de decisão, professores, técnicos de saúde e profissionais de prevenção e aos pais em particular do Canadá, Chile, Eslovénia, EUA, Índia, Itália, Nicarágua, Paquistão, Portugal, Quénia, Suécia e Uruguai, ou seja nos países em que a rede desenvolve a sua acção.

Entre 21 e 26 de Junho, através de imagens com mensagens e chamadas de atenção tais como

Escute Primeiro / Faça os seus Filhos Felizes” e “Escute Primeiro / Torne os seus Alunos Resilientes”, é feito o convite ao público a seguir uma série de recomendações em matéria de prevenção, assim como a partilhar as mensagens a terceiros através dos seus canais.

Há mais de 15 anos que a Dianova Portugal e a rede Internacional Dianova implementam ou associam-se a iniciativas de promoção de saúde e de prevenção da toxicodependência para aumentar a percepção social sobre os comportamentos aditivos, incluindo o abuso de drogas legais ou ilegais ou e dependências sem substância como a dependência de internet.


PUB