Programa OTL-J envolve mais de 2.600 jovens açorianos

O Diretor Regional da Juventude anunciou ontem que o Programa de Ocupação de Tempos Livres dos Jovens (OTL-J) arranca segunda-feira, 3 de julho, envolvendo mais de 2.600 jovens açorianos. “Este ano, o OTL-J envolverá a participação de 2.657 jovens, colocados em 1.077 projetos, num investimento superior a 375 mil euros nos subprogramas a desenvolver durante o verão”, revelou Lúcio Rodrigues.

O Diretor Regional da Juventude frisou, no entanto, que o investimento global em todo o programa OTL-J, incluindo o subprograma Jovens Estudantes, que decorreu entre janeiro e maio, “ronda os 497 mil euros”.

O programa OTL-J é uma iniciativa do Governo dos Açores, executada através da Direção Regional da Juventude, que visa proporcionar aos jovens uma forma inovadora de ocupar os tempos livres, contribuindo para a sua educação não formal, pela aquisição de novos saberes.

“Através do OTL-J, os jovens Açorianos podem acumular experiências sociais e profissionais, decisivas para a sua formação como cidadãos habilitados e responsáveis”, afirmou Lúcio Rodrigues, acrescentando que este programa pretende ainda “proporcionar às entidades enquadradoras o contacto com jovens, permitindo-lhes reconhecer as suas capacidades e o potencial que representam”.

O Programa de Ocupação de Tempos Livres é composto por vários subprogramas, pensados e organizados de acordo com as aspirações e necessidades daqueles a quem se destinam, ou seja, jovens entre os 15 e os 24 anos, que estejam a frequentar ou já tenham concluído o 9.º ano de escolaridade.

Os subprogramas Jovens Solidários e Ocupação em Férias, tal como aconteceu em anos anteriores, foram os mais procurados pelos jovens.

Pin It on Pinterest