“Turismo” em debate no Funchal

A Câmara Municipal do Funchal dinamiza esta terça-feira, dia 4 de julho, a quinta e última sessão temática sobre a cidade, incluída no ciclo “Projetar o Futuro”, desta feita subordinada ao tema do Turismo, na antecâmara do Período de Discussão Pública do Novo Plano Diretor Municipal do Funchal, que terá lugar nos próximos meses.

A sessão vai decorrer no Teatro Municipal Baltazar Dias, a partir das 18h, e terá como oradoras Cristina Pereira e Raquel Brazão, responsáveis pela Divisão de Estudos e Estratégia e pelo Departamento de Economia e Cultura da Câmara Municipal do Funchal, respetivamente.

Nesta fase, o que a Autarquia liderada por Paulo Cafôfo decidiu foi antecipar este processo com um ciclo de cinco conferências, que abordaram temas estruturantes para a cidade, no âmbito do novo PDM, investindo no esclarecimento da população e contribuindo para uma fase de Discussão Pública ainda mais rica e bem preparada. As quatro primeiras conferências abordaram a Reabilitação Urbana, a Mobilidade, o Planeamento e a Sustentabilidade e Riscos, seguindo-se agora o Turismo, na sessão de encerramento.

Antes de se iniciar a Discussão Pública do novo PDM, a Câmara Municipal do Funchal considerou essencial desencadear um conjunto de sessões temáticas que abrangessem vários domínios fundamentais para a cidade, incidindo diretamente sobre o seu modelo de ordenamento territorial e contribuindo para qualificar um debate que se quer estruturante para projetar o futuro do Funchal. Este ciclo de conferências visou, por isso, incentivar a participação da população e possibilitar uma reflexão sustentada sobre a cidade em torno de problemáticas absolutamente atuais, bem como do impacto destes domínios sobre a qualidade de vida da população, preparando o caminho para a etapa mais objetiva e decisiva, que será a da Discussão Pública do novo PDM.

A Autarquia reafirma, por isso, o repto a todos os funchalenses e a todos aqueles que têm uma ligação à cidade para que contribuam para esta discussão e para o conteúdo final de um documento que vai marcar o Funchal da próxima década.


PUB