Governo dos Açores reforça apoios ao artesanato

A Vice-Presidência do Governo decidiu aumentar a dotação do SIDART – Sistema de Incentivos para o Desenvolvimento do Artesanato dos Açores, considerando o potencial e o significativo número de projetos apresentados este ano durante o período de candidaturas.

Um despacho publicado hoje em Jornal Oficial, que refere a dinâmica que o Governo Regional tem vindo a fomentar na área da promoção e revitalização do artesanato regional, aliado ao consequente incremento na área do emprego, atribui uma dotação global de cerca de 242 mil euros para apoio a projetos.

Atualmente, estão registadas mais de 530 unidades produtivas artesanais nos Açores, o que representa um crescimento de 45% relativamente a 2012, altura em que existiam 359 unidades produtivas artesanais no arquipélago.

Este despacho considera ainda o incentivo à manutenção de práticas artesanais de reconhecido interesse cultural e económico, contribuindo de forma significativa para a notoriedade da Região, enriquecendo o património etnográfico e consolidando a diversidade cultural, enquanto polo de atratividade turística.

O SIDART, inscrito na Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial, permite a concessão de subsídios não reembolsáveis e tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável da atividade artesanal no âmbito da economia regional.

Esta medida de apoio à sustentabilidade das empresas artesanais permite, assim, apoiar a atividade profissional dos artesãos e o desenvolvimento económico das suas empresas ao nível da comercialização, da promoção, da formação e do investimento em estruturas e equipamento de produção.

Os interessados podem obter mais informações sobre este sistema de incentivos, ações promocionais, formação e ainda sobre certificação no sítio do Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), no endereço eletrónico www.artesanato.azores.gov.pt.