Programa Lisboa + 55 promove envelhecimento saudável

“Ser idoso tem que ser, obviamente, bom”, este é um dos pressupostos do protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Lisboa de Lisboa e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O Programa Lisboa + 55 é um projeto-piloto que tem como objetivos a manutenção e prolongamento da condição de autonomia, saúde e bem-estar no envelhecimento, incentivando à prática de atividade física e desportiva na população sénior da cidade.

“Um passo importante com um conjunto de parceiros para algo que nós queremos para a cidade”, começou por afirmar, no Salão Nobre, o Vereador dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa.

Para João Afonso este protocolo vem dar resposta às necessidades de cidadão que já representam um quarto da população da cidade.

A prática desportiva é entendida, para este responsável municipal, como uma mais-valia quer para estimular a adoção de estilos de vida saudáveis na idade adulta em geral, e nos seniores em particular, quer para potenciar uma maior integração, inclusão e coesão social;

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, parceira noutros programas da CML, “agradeceu mais este desafio” que, para Sérgio Cintra, Administrador- Executivo da SCML, simboliza a abertura e a abrangência do trabalho em conjunto realizado entre as duas instituições.

O programa piloto “Lisboa + 55”, que conta com a parceria de dez entidades, prevê a realização de atividades regulares desenvolvidas em dois blocos: o das atividades físicas e o da saúde.