Açores acolhem residência literária com escritores norte-americanos

Os Açores acolhem, entre 8 e 15 de julho, uma residência literária que conta com a participação de 15 dos 90 escritores norte-americanos, alguns de origem açoriana, que integram a sétima edição do programa literário internacional Disquiet, organizado em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura.

Os escritores Jeffery Renard Allen, Autman Samuel, Brendan Bowles,  Allen Elijah, Laura Hartenberger, Laura Breitenbeck, Isabel e Marilyn Duarte, Dean Thomas Ellis, Jennie Hann, Scott Laughlin, Oona Patrick, Bridget Pelkie, Silvia e Smith Jared vão participar, durante uma semana, em atividades organizadas pela Direção Regional da Cultura, através do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas e da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, e com o apoio do Jardim Botânico José do Canto.

Na terça-feira, 11 de julho, das 18h00 às 20h30, o escritor coordenador da Residência, Jeffery Renard Allen, em conjunto com Maria Leonor Sampaio da Silva e João Pedro Porto, realiza, no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, uma sessão de conversa e leitura aberta ao público e aos restantes 14 escritores participantes do projeto.

Por seu lado, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, realiza, a 10 e a 13 de julho, entre as 16h30 e as 18h00, sessões públicas de leitura pelos participantes na Residência, disponibilizando ainda, durante toda a semana, espaço e apoio logístico para o desenvolvimento do trabalho criativo dos escritores.

O programa literário internacional Disquiet tem trazido todos os anos a Portugal, desde 2010, cerca de uma centena de escritores norte-americanos, alguns dos quais de origem açoriana.

Apesar de se terem realizado no ano passado sessões deste programa nos Açores, este ano será realizada pela primeira vez uma residência literária, após a estada dos escritores em Lisboa.

Pin It on Pinterest