Programa Revive cria «oferta turística diferenciada»

O Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, afirmou que o Programa Revive, que envolve a reabilitação de 33 edifícios do Estado, vai contribuir para uma «oferta turística diferenciada».

Na cerimónia de assinatura do memorando de entendimento do Revive para a reabilitação da Coudelaria de Alter, em Alter do Chão, o Ministro referiu que o programa é «complexo mas está a avançar com concretização e com obra, com concursos lançados e vai ter, até ao final do ano, mais quase meia dúzia de projetos que estão já prontos».

«Está a avançar, recuperando património que estava ao abandono, criando uma oferta turística diferenciada, de grande qualidade, que valoriza o património e que, por isso mesmo, promove a valorização e o desenvolvimento de diferentes regiões do País», acrescentou.

O Programa Revive, coordenado pelos Ministérios das Finanças, Culturas e Economia, prevê a concessão de 33 imóveis do Estado a investidores privados sob o compromisso de reabilitação.

No caso da Coudelaria de Alter, «está a ser identificado todo o espaço e está nesta altura a verificar-se que áreas podem ser afetas à hotelaria, que áreas é que não devem ser afetas à hotelaria mas para outros fins e que áreas vão ficar para os cavalos».

O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, afirmou que o projeto de requalificação da Coudelaria de Alter é «criador de emprego e de riqueza para as populações de Alter do Chão e para o distrito de Portalegre».

«Este é o desígnio maior e é também o maior desafio da política pública em territórios como este. Se queremos combater a desertificação e o envelhecimento da população, temos de promover projetos que criem emprego», referiu.

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, destacou que este é um momento importante na história da Coudelaria de Alter.

«Enquanto entidade que tutela a Companhia das Lezírias, é com muita satisfação que partilho este momento, desejando que, a partir de agora, a fase de execução seja tão rápida e bem-sucedida quanto possível», disse.

Pin It on Pinterest