Procura pela rede Multibanco aumentou na Região

No 2.º trimestre de 2017, de acordo como os últimos dados divulgados pela Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), os montantes relativos às duas principais operações da rede Multibanco (levantamentos e compras através de terminais de pagamento automático), consideradas no seu conjunto, registaram na Região um crescimento de 7,2% comparativamente ao período homólogo. No caso dos cartões nacionais, o acréscimo no referido agregado foi de 5,9% e nos internacionais de 14,0%.

“Desagregando a componente dos levantamentos em nacionais e internacionais, é de assinalar que enquanto os primeiros aumentaram 1,6% (totalizando 152,6 milhões de euros no 2.º trimestre de 2017), os internacionais decresceram 5,4% (16,8 milhões de euros entre abril e junho deste ano). A variação global dos levantamentos foi de 0,8%”, revelam os dados da SIBS.

Por seu turno, as compras através de TPA feitas com cartões nacionais ultrapassaram os 167,5 milhões de euros entre abril e junho de 2017 (+10,2% que no mesmo período de 2016), enquanto que as compras efetuadas com cartões internacionais rondaram os 48,3 milhões de euros (+22,8% que no período homólogo). A variação global das compras através de TPA foi de 12,8%. Os pagamentos registaram uma evolução homóloga positiva de 10,6%.

“A análise dos dados por município mostra que o Porto Moniz foi o município onde os levantamentos agregados das compras através de TPA mais cresceram (+16,3%), seguido do Porto Santo (+15,4%) e da Calheta (+15,0%). No Funchal, a variação homóloga foi de +6,5%”, apontam os dados da SIBS.

Analisando o 1.º semestre de 2017, conclui-se que na Região o crescimento dos levantamentos adicionados das compras através de TPA cifrou-se em 6,7% (7,1% no país). “No referido período, observaram-se acréscimos homólogos em todos os municípios. O Porto Moniz liderou as subidas, observando-se neste município um aumento homólogo de 13,5% no agregado em análise. No Funchal, que concentrou cerca de 2/3 dos levantamentos adicionados das compras através de TPA, a variação foi de +6,3%”.


PUB