Simulacro no aeroporto com balanço positivo

Simulacro no aeroporto da Madeira foi bem sucedido.

O Exercício de Emergência à Escala Total, no aeroporto da Madeira, que decorreu entre às 9h00 e as 17h00, teve um balanço positivo. Vários meios de socorro estiveram envolvidos no exercício que contou com a participação de 250 elementos de diversas forças de segurança, nomeadamente a polícia Marítima, Marinha, Força Aérea, Sanas, PSP, EMIR e bombeiros de várias corporações. A estes elementos juntaram-se 140 figurantes.

O simulacro partiu de um cenário onde um avião, vindo de Caracas, foi obrigado a amarrar, a uma milha da pista do Aeroporto Internacional da Madeira, devido a uma falha nos motores. Do suposto acidente resultaram 48 mortos, 83 feridos e três desaparecidos que foram, devidamente, resgatados pelos meios que se encontravam em terra e no mar.

No final do exercício, em declarações a Antena I, o comandante da Zona Marítima da Madeira fez um balanço positivo ao simulacro.

Posso afirmar com grande grau de certeza que este exercício correspondeu às expectativas e os objectivos de treino e de simulação que foram criados e que permitiram replicar embora em condições muito vantajosas aquilo que poderia ter sido a nossa intervenção”, declarou o comandante, sublinhando que o principal desafio do exercício, conduzir a actividade de forma coordenada e segura, foi plenamente alcançado.

O simulacro pretendia testar a eficácia na aplicação das acções previstas no Plano de Emergência do Aeroporto, assim como aferir a articulação dos meios internos com os meios externos de apoio às emergências um objectivo que acabou por sem bem sucedido.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]


PUB