César em visita oficial ao Brasil

O Presidente do Governo dos Açores iniciará amanhã uma visita oficial ao Brasil a convite do Governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro.

Durante esta visita Carlos César, que será recebido com honras de Chefe de Estado e será agraciado pelo Governo do Rio Grande do Sul com a sua mais alta condecoração, a Grã-Cruz da Ordem do Ponche Verde, um símbolo de reconhecimento entregue a personalidades que tenham contribuído para a afirmação e a dignificação do povo gaúcho.

O povoamento açoriano do sul do Brasil ocorreu em meados do século XVIII, sendo actualmente apontado no Rio Grande do Sul como tendo sido basilar para a consolidação das fronteiras do estado e para a fundação de grande parte das suas cidades, começando desde logo pela sua capital, Porto Alegre.

O Governo dos Açores tem dado grande relevância a tal facto, tendo promovido diversas acções junto desta comunidade, nomeadamente a criação de uma Casa dos Açores, localizada na cidade de Gravataí.

Neste momento decorrem as comemorações do 260º aniversário desse povoamento, motivo pelo qual o Presidente do Governo dos Açores estará presente, na Câmara Municipal de Porto Alegre, numa sessão solene de homenagem aos casais açorianos que demandaram o sul do Brasil e ali não só fundaram Porto Alegre. Esta cidade tem hoje mais de um milhão e meio de habitantes. 

Na quarta-feira, Carlos César estará no Rio de Janeiro para presidir às comemorações do 60º aniversário da Casa dos Açores daquela cidade.

 [twitter style=”vertical” float=”left”] [fbshare type=”button”] [fbshare type=”button”]


PUB