70% já mudou para televisão digital

O processo de migração para a Televisão Digital termina no próximo dia 26, com o desligamento de todos os emissores e retransmissores analógicos ainda a emitir em Portugal Continental.

Um inquérito feito pela Marktest, seis semanas antes da data do desligamento, aos lares de Portugal continental que não possuem serviços de televisão por subscrição revela que a data do último desligamento, 26 de abril, é conhecida de 90% dos que responderam ao inquérito, sendo que esta percentagem é ainda maior no Interior, onde 94,2% dos inquiridos estão a par da data que encerra o processo de switch-off
da televisão analógica.

Entre os que ainda não se preparam ou não sabem se já estão aptos a ver televisão digital, 88% tem conhecimento de que o desligamento final é a 26 de Abril.
O inquérito indica ainda que 70% dos inquiridos estão preparados para receber o sinal de televisão digital, enquanto 20% tenciona preparar-se nos próximos dias. Dos lares localizados no interior do País, cerca de 62% dispõem de equipamento para receção de televisão digital.
A maioria dos que estão aptos a receber a TDT fizeram a migração através da aquisição, em exclusivo, de um caixa descodificadora (57%), através da aquisição de apenas um novo televisor (25%) ou de um Kit complementar DTH para o acesso via satélite (4%). Cerca de 13% dos que responderam adquiriram um novo televisor e uma caixa descodificadora.
Dos que ainda não se prepararam para a televisão digital, cerca de 62% tencionam migrar até ao dia 26. Cerca de 11% respondem que não sabem se o vão fazer ou não.Somando os que já estão preparados para a TDT com os que intencionam preparar-se até dia 26, teremos cerca de 90% das famílias a receber TV digital nesse dia.
As diferenças entre as duas zonas em estudo, Litoral e Interior, para os lares que já estarão preparados para receber a TDT, são pouco significativas, 89.6% e 87.4%, respetivamente.

[twitter style=”vertical” float=”left”] [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]