UMa assinala mês Internacional da Astronomia

Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira assinala mês Internacional da Astronomia com sessão de observação.

O grupo de Astronomia da Universidade da Madeira, em parceria com a Associação de Astrónomos Amadores da Madeira está a promover até às 24h00 uma sessão de observação denominada “30 nights of Star Peace”, que está integrada no mês global da astronomia que se comemora a nível internacional, no terraço da Universidade da Madeira, na Penteada.

Até ao momento os participantes já conseguiram observar as manchas do sol e o planeta Vénus, com o cair da noite poderão ainda observar o planeta Saturno, Marte, enxames estelares, estrelas duplas e nebulosas e alguma galáxia.

Em declarações ao CidadeNet, Laurindo Sobrinho, responsável pelo Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira e docente do Centro de Ciências Exactas e Engenharia explicou os motivos que levaram o grupo a realizar esta sessão de observação “a nossa zona geográfica        dividida no globo fica no dia 16, 17 e 18 de Abril daí termos decidido escolher o dia de hoje fazer esta sessão. As condições do tempo estão razoáveis para uma observação aberta ao público em geral”, afirmou. O docente espera que até ao final da noite passem pelo terraço da UMa cerca de 50 pessoas.

O programa Global Astronomy Month –GAM 2012 inclui também o evento “Globe at Night”, no qual as pessoas são convidadas a participar através da medição de brilho do céu nocturno e a partir do local do planeta onde se encontram. Para o efeito têm de observar a constelação de Leão, que pode ser observada a olho nu, e submeter os dados via Internet de forma a obter um mapa global do brilho do céu.

“A ideia é submeter os dados num site específico para depois ficarmos com um mapa global da poluição luminosa nos diferentes pontos do globo”, esclareceu Laurindo Sobrinho. O programa do GAM 2012 para a Madeira pode ser consultado a partir do site:www.uma.pt/astro.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

 


PUB