Circulação de mercadorias inter-ilhas mais rápida

Este é o objectivo do Governo dos Açores com realização de melhorias nos portos da Região nomeadamente a construção de rampas rol on – rol off.

Essas melhorias nos portos vão permitir, por exemplo, que um produtor de uma determinada ilha entre num navio com um veículo carregado de mercadoria e o vá entregar noutra ilha, sem necessidade de qualquer movimentação da carga.

Isso mesmo explicou hoje, no parlamento açoriano, o Secretário Regional da Economia, durante uma sessão de perguntas ao Governo, sobre diversos temas.

Vasco Cordeiro, falando sobre o tema “Transporte marítimo de mercadorias nas ilhas da coesão” disse, ainda, que os concursos para o transporte marítimo no arquipélago preveem a escolha de navios com rampa traseira, aptos a operar com rapidez e eficácia nas condições portuárias agora criadas.

Em relação ao que já foi feito para baixar os custos gerais de movimento de carga nos portos da Região, nomeadamente a contentorizada, o governante adiantou que uma das vias para evitar custos acrescidos é o congelamento dos preços das operações portuárias, em sintonia com os armadores, para não haver subidas dos encargos do recetor final.

Vasco Cordeiro considerou, ainda, que a redução média de 25% nas taxas nas mercadorias para exportação é uma boa ajuda e um incentivo à produção açoriana.

O Secretário Regional sublinhou, por outro lado, que o custo dos fretes, a preços constantes de 2011, regista “uma diminuição significativa”. No caso dos transportes inter-ilhas, a diferença de preços entre 1995 e 2011 acentua-se: “nos casos dos contentores de 20 e 40 pés, a diminuição é superior a 50% e, no caso dos contentores frigoríficos, a diminuição anda à volta dos 30%”, sublinhou.

Vasco Cordeiro referiu ainda os sistemas de incentivos criados, que vão promover um mercado interno, com as produções regionais a poderem circular mais eficazmente e a menos custos entre as diversas ilhas.

[twitter style=”vertical” float=”left”] [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]


PUB