UMAR comemora os 40 anos de existência

A UMAR- União das Mulheres Alternativa e Resposta- é uma Associação de Mulheres, constituída em 12 de Setembro de 1976, faz 40 anos, este ano. Como Organização Não Governamental, está representada no Conselho Consultivo da CIG (Comissão para a Igualdade de Género). A UMAR nasceu da participação ativa das mulheres com o 25 de Abril de 1974 e da necessidade sentida, por muitas delas, de criarem uma associação que lutasse pelos seus direitos, naquele novo contexto político.

A UMAR é hoje uma associação que desenvolve diversos projetos na área da igualdade de género, que dá apoio a vítimas de violência doméstica e gere casas de abrigo no Continente, e que luta pelos direitos das Mulheres a vários níveis.

Na Madeira, a UMAR desenvolve trabalho desde muito cedo, muito com base no voluntariado. «Tivemos parcerias com o Sindicato dos Bordados para ministrar diversas formações e mesmo sem uma sede, realizámos ao longo de décadas debates e diversas iniciativas, sobre temas fulcrais e assinalamos diversas datas importantes.

Mais recentemente, desenvolvemos o Projeto “Memórias e Feminismos”

(2012/2013/2014) em que ficaram registadas em livro 10 histórias de vida de mulheres da Madeira». Este Projeto foi levado a vários Concelhos da Região através de Seminários e de uma exposição itinerante que envolveram as diferentes entidades, incluindo as Câmaras Municipais do Funchal, Ponta de Sol e Machico.

«Só tivemos um espaço para organizarmos uma sede física em Dezembro de 2014 graças a um Protocolo assinado com a CMF.

Em 2015, elaborámos o primeiro Diagnóstico Social pela Igualdade de Género no Concelho do Funchal, a partir de 500 questionários anónimos, para caracterizar a realidade da igualdade de género no Concelho».

«Em 2016 estamos a desenvolver um Projeto “ Construindo a Igualdade ”cujo objetivo é levar para dentro do poder local, das associações e Instituições o debate sobre os temas da Igualdade de género, violência doméstica e os preconceitos. Editamos materiais específicos sobre estes temas. Estamos também representadas no PRID (Plano Regional para a Igualdade de Género) e fazemos parte do Conselho Municipal para a Igualdade no Município do Funchal.

Organizamos uma feira semanal “ Saberes e Sabores no Feminino” onde as nossas associadas que são artesãs, reformadas ou trabalhadoras por conta própria, têm a oportunidade de expor e vender os seus produtos». Esta é – segundo a UMAR – uma forma de ajudar a combater o desemprego e a falta de rendimentos das mulheres nestas situações. «Nesta feira temos mulheres que vêm de vários Concelhos da Região».

No próximo dia 15 de Setembro, no espaço da feira, no Almirante Reis, junto ao teleférico, a UMAR realizar um evento de comemoração dos seus 40 anos.

A evocação deste aniversário contará com algumas iniciativas e a intervenção será feita às 16 horas.


PUB