Guterres vence quinta votação para eleger secretário-geral da ONU
António Guterres venceu a quinta votação secreta entre os membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas para eleger o próximo secretário-geral da organização.
O ex-primeiro-ministro português teve esta segunda-feira votos 12 votos “encoraja”, dois “desencoraja” e um voto “sem opinião”, precisamente o mesmo resultado da última votação.
Durante o voto, cada um dos 15 membros do conselho indicou se “encoraja”, “desencoraja” ou “não tem opinião” sobre os 11 candidatos.
A próxima votação está agendada para a primeira semana de Outubro e vai destacar, pela primeira vez ,os votos dos membros permanentes do conselho. Estes têm poder de veto sobre os candidatos.
António Guterres venceu as quatro primeiras votações para o cargo, que aconteceram a 21 de Julho, 05 de Agosto, 29 de Agosto e 09 de Setembro.
Um candidato precisa reunir nove votos entre os 15 países membros e a aprovação de todos os membros permanentes – China, França, Reino Unido, Rússia e Estados Unidos, momento após o qual o conselho recomenda o seu nome para aprovação pela Assembleia-Geral da ONU, que reúne representantes de 193 países.
O sucessor de Ban Ki-moon, que termina o seu segundo mandato no final do ano, deverá ser encontrado ainda durante o Outono.
PUB