XII Colóquio CIE-UMa evoca obra de John Dewey

livroPor ocasião do centenário da publicação do emblemático livro “Democracy and Education” de John Dewey, o Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa) vai organizar, nos dias 06 e 07 de dezembro, no Auditório da Reitoria, o XII Colóquio CIE-Uma, subordinado ao tema (Contra) Tempos de Educação e Democracia, evocando John Dewey.

O CIE-UMa junta-se assim às múltiplas iniciativas de homenagem que, ao longo de 2016, em diversas partes do globo, têm vindo a ser prestadas a este filósofo e pedagogo incontornável na história da educação.

O XII Colóquio CIE-UMa pretende reunir professores, educadores, técnicos de educação, estudantes e público em geral para debater, no âmbito das suas três linhas de pesquisa (Currículo, Inovação Pedagógica e Administração Educacional), a atualidade do pensamento pedagógico de John Dewey, indelevelmente marcado por uma filosofia de educação que apela à democracia, à participação e ação na esfera pública, desenvolvidas a partir da escola, tendo em vista uma sociedade mais justa e solidária.

O programa do Colóquio inclui quatro conferências plenárias, que serão proferidas por Maria do Céu Roldão (Universidade Católica Portuguesa), Jesus Maria Sousa (Universidade da Madeira),

António Gomes Ferreira (Universidade de Coimbra), Carlos Nogueira Fino (Universidade da Madeira), e diversas comunicações organizadas nas Oficinas A e B. Além da componente académica, a programação integra ainda o Jantar Oficial do XII Colóquio CIE-Uma.

As propostas para a apresentação de comunicações são aceites até 13 de novembro e devem ser enviadas para o mail coloquio.cie@uma.pt.

As inscrições para participação sem comunicação devem ser efetuadas através do formulário disponível para o efeito no sítio do colóquio.


PUB