Nuno Júdice vence Prémio Literário António Gedeão 2016

Com o livro A Convergência dos Ventos, publicado pela Dom Quixote em Outubro de 2015, Nuno Júdice acaba de ser anunciado vencedor, por unanimidade, do Prémio Literário António Gedeão 2016, instituído pela Federação Nacional dos Professores – FENPROF.
O júri desta edição do referido prémio, composto por José Manuel Mendes, Paulo Sucena eTeresa Martins Marques salientou, em comunicado, que na obra agora distinguida “ressalta a mestria de uma escrita que se renova através de uma metapoética depurada e de uma diversidade temática surpreendente nos seus tons disfóricos, críticos, irónicos ou de maior comprazimento”.

O Prémio Literário António Gedeão destina-se a galardoar uma obra de poesia de um autor português e tem como finalidade distinguir trabalhos literários, de poesia e ficção narrativa, em anos alternados, de professores no activo ou aposentados, de qualquer grau de educação e ensino, público ou privado, e também de docentes deslocados em outros serviços ou funções.
Nuno Júdice nasceu na Mexilhoeira Grande, Algarve, em 1947. Formou-se em Filologia Românica e é professor associado da Universidade Nova de Lisboa, onde se doutorou em 1989. Recebeu os mais importantes prémios de poesia portugueses: Pen Clube, em 1985, Prémio D. Dinis da Fundação Casa de Mateus, em 1990, e o Prémio da Associação Portuguesa de Escritores (APE), em 1994.
Tem livros publicados em várias línguas, destacando-se Espanha, onde tem uma antologia na colecção “Visor” de poesia, e França, onde está publicado na colecção Poesie/Gallimard.
Dirigiu, até 1999, a revistaTabacaria da Casa Fernando Pessoa. Em 2009 assumiu a direcção da revista Colóquio/Letras da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2013, foi distinguido com oXXII Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana (Espanha), em 2014 com o Prémio de Poesia Poetas del Mundo Latino Víctor Sandoval (México), e, em 2015, com o Prémio Argana de Poesia, da Maison de la Poésie de Marrocos e o Prémio Literário Fundação Inês de Castro-Tributo de Consagração.
Em 2016, com a obra La materia delle poesia, recebeu, em Itália, o Prémio Internacional de Poesia Europa in Versi / Prémio Carreira.