Casa de Hitler vai ser demolida

A casa onde Hitler nasceu em 1889 em Braunau am Inn, na Áustria, vai ser demolida. O anúncio foi feito esta segunda-feira pelo ministro do Interior austríaco Wolfgang Sobotka, após um longo período de indecisão quanto ao destino da casa.

“A casa do Hitler vai ser demolida. Vão manter-se as infraestruturas e um novo edifício vai ser erguido”, afirmou o ministro do Interior, segundo a BBC. “[O novo edifício] vai ser usado por uma instituição de caridade ou autoridade local”.

Ainda este mês, o parlamento austríaco deverá aprovar a expropriação do edifício das mãos de Gerlinde Pommer, a dona da casa, segundo o Deutsche Welle. A casa onde Hitler nasceu pertence à família de Pommer há mais de um século.

O prédio está vazio desde 2011, o que criou uma oportunidade para neo-nazis de todo o mundo o usarem como local de adoração e peregrinação. Todos os anos a 20 de Abril, data do aniversário de Hitler, vários apoiantes de extrema-direita se reúnem à porta do edifício para tirar fotografias, segundo o jornal Deutsche Welle.

A casa foi comprada pelo regime Nazi e, depois da II Guerra Mundial, foi devolvida a família de Pommer, em 1952. Em 1972, o governo austríaco assinou um contrato de concessão com Pommer para o edifício ser transformados num centro para pessoas com deficiências, mas em 2011, Gerlinde Pommer cancelou o contrato devido a uma disputa sobre as renovações necessárias para tornar o prédio mais acessível a pessoas com dificuldades motoras.


PUB