Projeto “Histórias de Mar”

O Município de Machico – Museu da Baleia da Madeira (MBM) formaliza hoje, dia 17 de outubro, uma parceria com a EB1/PE/Creche do Caniçal, à semelhança do ano letivo anterior.
Este projeto, denominado “Histórias de Mar”, tem como objetivo a promoção da aprendizagem, complementando o currículo escolar com atividades direcionadas para cada ano de escolaridade, abordando, entre outras temáticas, algumas especificidades do património local, com o intuito de sensibilizar para a sua conservação.

Para o ano letivo 2016/2017 e dando continuidade ao que foi desenvolvido no ano letivo anterior, as atividades consideradas para os alunos do 1.º ciclo e do pré escolar (5 anos), centram-se no estudo de temáticas do programa de Estudo do Meio do Ensino Básico – 1.º Ciclo e nas orientações curriculares para o Pré Escolar, possibilitando às crianças “construir o seu próprio saber de forma sistematizada”.

Relativamente ao Pré-escolar (3/4anos), a colaboração foca-se no estudo da biodiversidade marinha, possibilitando às crianças “descobrir e explorar”, não só o fundo do mar, como também os seres que nele habitam.

As atividades a realizar promovem o desenvolvimento de competências e a diversificação de aprendizagens em contexto exterior à sala de aula, nomeadamente, com as visitas dos alunos ao MBM.


PUB