Telemóvel é proibido nos aviões

Desde o último sábado (15), é proibido levar um telemóvel Galaxy Note 7 dentro de um avião nos Estados Unidos. A Administração Federal de Aviação (FAA) emitiu uma ordem de proibição, fazendo com que a posse do smartphone da Samsung em aeronaves seja considerado crime federal.

A ordem da FAA, divulgada pelo «The Verge», determina que é proibido transportar ou se oferecer para transportar um Galaxy Note 7 no avião, seja pessoalmente, na bagagem de mão, na bagagem despachada ou por transporte de carga. Quem fizer isso estará sujeito a uma multa de até US$ 179.933 por dia e poderá ser condenado a até 10 anos de prisão.

Segundo a FAA, a restrição vale para todos os Galaxy Note 7, sendo necessária porque “apenas um incidente de incêndio representa um alto risco de morte, doença grave, lesões corporais graves e danos à propriedade e ao ambiente”. O risco é aumentado quando o incêndio “ocorrer a bordo de uma aeronave durante o voo”.

No dia 5 de Outubro, um Galaxy Note 7 ardeu dentro de um avião da Southwes Airlinest, nos Estados Unidos, antes da descolagem. O proprietário afirmou que tinha desligado o aparelho, como solicitado pela tripulação, mas o dispositivo começou a aquecer e deitar fumo. O voo foi cancelado, os passageiros saíram em segurança e ninguém ficou ferido.

A Samsung já descontinuou a produção do Galaxy Note 7.


PUB