Festa Literária Infantil do Grémio

A Festa Literária Infantil do Grémio, realiza-se no próximo dia 22 de Outubro, no Colégio de Santa Teresinha, entre as 10:00 e as 13:00. Este evento promovido pelo GLM – Associação Cultural Grémio Literário da Madeira visa a promoção da literatura infantil, de forma motivante e festiva. Sensibilizar as crianças e os seus encarregados de educação para a importância da leitura, das artes e da música no desenvolvimento global dos mais pequenos é o que motiva esta iniciativa.

Nesta primeira edição pretende-se alcançar 5 objetivos: o primeiro visa dar a conhecer a influência dos contos infantis para o desenvolvimento do carácter moral e da personalidade das crianças por meio da palestra orientada pela Dra Luisa Antunes, docente da Universidade da Madeira; o segundo objetivo pretende dar a conhecer um dos contos de Maria Aurora, narrado pelo seu filho Nuno Morna; o terceiro objetivo visa proporcionar um momento musical com intérpretes conhecidos do mundo infantil a cantar músicas de Maria Aurora apresentadas ao longo de diversos Festivais Infantis da Canção; o quarto objetivo tem como propósito fazer a homenagem à grande escritora Maria Aurora com a presença dos seus filhos e familiares; e o quinto objetivo visa apelar ao contacto dos mais pequenos, em conjunto com os seus pais, com a pintura livre do “mural da criança”, onde a manipulação das tintas pretende dar um carácter experimental divertido.

Relativamente ao segundo objetivo, relacionado com os contos infantis, de fazer notar que a autora homenageada é possuidora de um vasto leque de obras editadas, tais como:

Vamos cantar histórias, Funchal, 1989

Juju a tartaruga, Lisboa, 1991

Maria e a Estrela do Mar, Vila Nova de Gaia, 2007

A fada Ofélia e o Véu da Noiva, Vila Nova de Gaia, 2008

A cidade do Funcho: a primeira viagem de João Gonçalves Câmara, Vila Nova de Gaia, 2008

Uma escadinha para o menino Jesus, Vila Nova de Gaia, 2008

Pedro pesquito e a Câmara de Lobos, Vila Nova de Gaia, 2009

O anjo Tobias e a rochinha de Natal, Vila Nova de Gaia, 2009

A fada Íris e a floresta mágica, Vila Nova de Gaia, 2009

Marta, Xispas e a gruta misteriosa, Vila Nova de Gaia, 2010

Destaque ainda para a participação de alguns artistas plásticos madeirenses a apoiar as crianças participantes na atividade de pintura do mural.
Sobre o Grémio Literário da Madeira

O Grémio Literário da Madeira tem por objectivo organizar eventos que proporcionem um conhecimento mais alargado da nossa literatura e dos nossos autores, que durante séculos lavraram a língua Portuguesa com tamanha sabedoria e que com certeza merecem a devida homenagem.

O Grémio está ativo desde janeiro de 2015, altura em que um grupo alargado de amigos e conhecidos se juntou para realizar o primeiro de vários eventos já ocorridos no âmbito da actividade desta associação. Assim, em janeiro de 2015 realizou-se o primeiro encontro e tertúlia do Grémio com a participação do Dr. Alberto Vieira, historiador, que apresentou uma palestra intitulada “Conhecimento, literatura e escritas na e da Madeira Séculos XV-XXI” e com o Dr. Luís Miguel Rosa Dias, cirurgião e escritor, sobrinho do ilustre homem das letras Fernando Pessoa que proferiu uma palestra intitulada “O meu tio Fernando”

Posteriormente organizaram-se 3 outras tertúlias a saber: Em Maio de 2015 a tertúlia teve como orador o Dr. António Fraqueiro, consultor em relações públicas e media training, consultor em gestão e comunicação de crise, licenciado em gestão de empresas, jornalista, MBA, docente no INDEG-IUL / ISCTE. O tema da sua palestra teve por título “Perspectivas”, construção de percepções, construção de personagens, storytelling, como criar estados mentais positivos.

Em setembro de 2015 realizou-se a terceira tertúlia do GLM, com a presença do Dr. João Medina, professor catedrático jubilado de História na Faculdade de Letras de Lisboa, licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa e doutorado em Sociologia pela Universidade de Estrasburgo.

O tema da sua palestra teve por título: “A civilização europeia e as cidades que a formaram ao longo dos séculos: Jerusalém, Atenas e Roma”

Em Janeiro de 2016 realizou-se um almoço/ tertúlia, que teve como orador o professor e escultor António Fernando Rodrigues que abordou “A vida e obra de Francisco Franco – escultor”

Neste evento celebrou-se o primeiro aniversário da actividade do Grémio e foi um momento único de elevação das Belas Artes na Madeira e do tanto que na nossa ilha se fez. Este encontro teve ainda a presença do senhor D. Miguel de Bragança, Duque de Viseu, pintor e apaixonado pela literatura e pelas artes e de João Carlos Abreu, grande impulsionador e apoiante da Arte e da Cultura na Madeira.

A Associação está formalmente constituída desde junho de 2016, sendo o Presidente do Conselho Diretor Octávio Ramos Pimenta Sousa que tem como vice-presidentes Daniel Trindade Borges e Jorge Miguel de Oliveira e Castro Caldeira.

festa-literaria


PUB