Governo autoriza revisão intermédia dos submarinos

O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, autorizou a Marinha a proceder à contratualização da prestação de serviços para a realização da primeira revisão intermédia dos dois submarinos da classe «Tridente».

Esta revisão encontra-se prevista no programa de manutenção do ciclo de vida dos submarinos e não poderá ultrapassar o valor global de 47,99 milhões de euros, sendo que as verbas a utilizar provêm da Lei de Programação Militar.

Os submarinos entraram ao serviço da Marinha Portuguesa em 2010 e necessitam agora da primeira revisão intermédia, que é indispensável para se manter a sua disponibilidade operacional. As revisões serão realizadas de forma faseada e com contratos específicos para cada submarino, a fim de garantir um maior acompanhamento e fiscalização dos processos técnicos, bem como uma melhor verificação do cumprimento das obrigações contratuais.

As ações de manutenção do NRP «Tridente» serão realizadas entre 2016 e 2018, pelo valor máximo total de 23,99 milhões de euros, enquanto as do NRP «Arpão» decorrerão entre 2018 e 2020, pelo montante máximo global de 24 milhões de euros, conforme o planeamento estabelecido na Lei de Programação Militar.

A empresa construtora dos submarinos, Thyssenkrupp Marine Systems GmbH (TKMS), é quem detém o conhecimento exclusivo de determinadas áreas tecnológicas dos submarinos Tipo 209PN, sendo presentemente a única entidade habilitada e com capacidade para realizar todos trabalhos de manutenção necessários, pelo que o procedimento aplicável neste caso é o da negociação sem publicação de anúncio público.


PUB