PSD pede esclarecimentos sobre “lista de entidades”

O PSD quer que sejam esclarecidas as declarações do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais sobre a existência de uma “lista grande de entidades” sobre as quais membros do Governo da República não devem tomar decisões por qualquer impedimento. Em causa está uma declaração de Rocha Andrade, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, confrontado numa entrevista com a viagem paga pela Galp para assistir a jogos da Selecção Nacional em França, no Europeu de Futebol.

Diz que todos os membros do Governo carregam uma grande lista de entidades sobre as quais não podem tomar decisões. Está a falar de quem? Todos os membros do Governo, inclusive do primeiro-ministro? Há entidades relativamente às quais qualquer membro do Governo não pode tomar decisões?”, questionou o deputado Marques Guedes, coordenador dos deputados do PSD na comissão parlamentar sobre transparência.

Rocha Andrade, recorde-se, ficou impedido (por decisão do próprio) de tomar decisões sobre a Galp, numa altura em existe um contencioso fiscal entre a empresa e as Finanças. É por isso que os sociais-democratas pedem “clarificação das declarações” de “alguém com responsabilidade mais alta dentro do Governo, uma vez que nessas declarações estão envolvidos todos os ministros”.


PUB