Depressão atinge mais as mulheres

Mais de 30% as mulheres portuguesas reportam sintomas depressivos, o que num estudo europeu que avaliou 21 países representa a maior percentagem registada. Nos homens, a percentagem é menor do que 16%, fazendo de Portugal um dos países que apresenta maiores discrepâncias entre mulheres e homens que reportam sintomas de depressão.

“Em todos os países estudados, as mulheres reportaram mais sintomas de depressão do que os homens”, refere o estudo «European Social Survey», assinalando que as maiores diferenças foram registadas em Portugal, na Polónia, Espanha e Alemanha.

Este inquérito também avaliou a percepção do estado da saúde em geral e a percentagem de mulheres que consideram as suas condições de saúde como más e muito más é superior à dos homens. Neste campo, entre as mulheres, as percentagens foram maiores em Espanha e na Hungria. Nos homens foram mais baixas na Irlanda e na Suíça.

O estudo tentou ainda avaliar como são analisadas ou explicadas as desigualdades na saúde. Em Portugal, são sobretudo explicadas por factores referentes às condições de habitação, seguindo-se os factores ocupacionais (como a situação laboral) e comportamentais (hábitos tabágicos, consumo de álcool ou actividade física).

O «European Social Survey» , feito com base em dados recolhidos em 2014 e 2015, conclui que os estilos de vida saudáveis não são suficientes para reduzir problemas de saúde, que melhorar as condições físicas de trabalho e melhorar as políticas de distribuição do rendimento também são fundamentais.


PUB