Quem será o Chefe Cozinheiro do Ano 2016?

É o mais importante concurso de cozinha em Portugal e mostra há já 26 anos o que de melhor se faz nesta área. O chefe Nuno Mendes, o português que chefia uma das mais mediáticas cozinhas de Londres é o Presidente do Júri.

Anualmente, desafia os cozinheiros profissionais a mostrar a técnica e a criatividade ao serviço da elevação dos produtos e matérias-primas portugueses.

Os 6 finalistas vão prestar a prova final e apresentar os seus menus completos, tendo 6 horas para confeccionar os pratos.

Assim, no dia 29, serão 3 os chefes a cozinhar Filipe Leonor , Mauro Silva – Restaurante Casa de Chá da Boa Nova, Leça da Palmeira e Rui Martins – RIB Beef & Wine, Porto. A prova tem início às 12h.

No dia 30, será à vez de Hugo Castro – Restaurante Tabik, Lisboa, Nuno Fernandes – Restaurante O Talho, Lisboa e Vítor Adão – Bistro 100 Maneiras, Lisboa, que iniciam a prova a partir das 10h.

O Chefe Cozinheiro do Ano será conhecido no dia 30, na cerimónia de entrega de prémios marcada para as 18h.

O júri será composto pelos chefes Nuno Mendes, Nuno Diniz, António Bóia, André Magalhães, Orlando Esteves e Alexandre Silva.
Os prémios

O vencedor terá a oportunidade de estagiar naquele que é considerado o melhor restaurante do mundo pelos 50’s Best Restaurants El Celler de Can Roca, em Girona, um cheque Makro no valor de 1.000€, uma viagem à Noruega para conhecer o processo de captura e tratamento do Bacalhau da Noruega, uma viagem a Barcelona para conhecer a fábrica da Estrella Damm e um jantar no restaurante Tickets, um ano de seguro de acidentes da LM Protection, Caixa de Experiências by Bonduelle, uma faca de desossar e de chefe Icel Anarchy e Viagem e visita à Fábrica da Rational na Alemanha. Todos os finalistas receberão um kit Renova personalizado e um presente Tabasco. O 2º e 3º lugar receberão respectivamente, uma faca de chefe Icel Anarchy e uma faca de pão Icel Anarchy.

Pelo Chefe Cozinheiro do Ano (CCA) têm passado os nomes mais destacados da cozinha portuguesa, como concorrentes ou pelo júri. Comprometido com os avanços da contemporaneidade da cozinha o CCA tem este ano a imagem a cargo da street artist Tamara Alves e o mote “Está na tua mão”.

A 27ª edição do Concurso Chefe Cozinheiro do Ano (CCA) conta com o Patrocínio Oficial da Makro, Bacalhau Salgado Seco da Noruega, Icel e Estrella Damm. A Bonduelle, arroz Bom Sucesso, Algaplus e Tabasco são Produto Oficial. Águas Oficiais são S. Pellegrino e Acqua Panna. Os parceiros são a Rational, Loja dos Cozinheiros e Renova. Os Parceiros Institucionais são a Feira Portugal Agro, Escolas de Hotelaria do Turismo de Portugal, a ACPP – Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, REDE-T e Chaîne des Rotisseurs. A Jaleca Oficial é Prochef e o concurso conta com o apoio da LM Protection e da Teka. O CCA é organizado pelas Edições do Gosto e pela revista INTER.