Região com mais sociedades constituídas do que dissolvidas

Segundo os dados fornecidos pela Direção Geral da Política de Justiça ao INE, no terceiro trimestre de 2016, o número de constituições de sociedades (213) com sede na Região Autónoma da Madeira foi superior ao número de dissoluções (165), resultando num saldo positivo de 48 sociedades. Comparativamente ao período homólogo, observaram-se a mais 55 constituições e 33 dissoluções.

Desagregando os dados de acordo com a Atividade Económica das sociedades constata-se que para o saldo global positivo no trimestre em referência contribuíram essencialmente o “Alojamento, restauração e similares” (+20), seguido das “Atividades imobiliárias” (+13) e do “Comércio por grosso e a retalho; reparação de veículos automóveis e motociclos” (+11). Em sentido inverso, os saldos negativos mais acentuados registaram-se na “Construção” (-14), nos “Transportes e armazenagem” (-14) e nas “Atividades financeiras e de seguros” (-6).

Entre janeiro e setembro de 2016, o saldo entre constituições e dissoluções de sociedades, foi de +70 (669 constituições contra 599 dissoluções). Por atividade, observa-se que o saldo positivo mais pronunciado vem do  “Alojamento, restauração e similares” (+58), das “Atividades imobiliárias” (+37) e das “Atividades artísticas, de espetáculos, desportivas e recreativas” (+33). O contributo negativo mais significativo deriva da “Construção” (-59), das “Atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares” (-42) e dos “Transportes e armazenagem” (-23).


PUB