Presidente da República entrega Prémios Literários da Estoril Sol

Em cerimónia solene que contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, os Prémios Literários Fernando Namora e Revelação Agustina Bessa-Luís, instituídos pela Estoril Sol, e referentes a 2015, serão entregues, respectivamente, a Teolinda Gersão e Ricardo Fonseca Mota, no próximo dia 9 de Novembro, a partir das 18 horas, no Auditório do Casino Estoril.

O Júri, presidido por Guilherme D’Oliveira Martins, distinguiu Teolinda Gersão pelo romance “Passagens”, enquanto Ricardo Fonseca Mota foi premiado pela sua obra original “Fredo”.

Em relação ao romance “Passagens”, o júri considerou “tratar-se de uma obra que foca temas de grande actualidade, com um número muito significativo de personagens, com uma economia de texto sóbria e ponderada, assumindo uma crítica social ligada à heterogeneidade das realidades familiares contemporâneas”.

O Júri enfatiza, ainda, que Teolinda Gersão “trata o tema das passagens não apenas de cada ser humano para com os outros, mas também na relação entre a vida e a morte numa atmosfera poética, que muitas vezes surpreende o leitor. O ideal humano e social de cada personagem, designadamente, dos cuidadores e dos doentes, está fortemente ancorado na capacidade de compreender as diversas facetas da vida”.

No que diz respeito ao romance “Fredo”, de Ricardo Fonseca Mota, o Júri teve em consideração a natureza intrínseca de um romance “narrado na primeira pessoa numa linguagem sóbria (…) , assente num registo quase confessional” que “ acompanha a descoberta que um jovem (Adolfo Maria) vai fazendo dos silêncios e da solidão que sempre acabou por marcar os horizontes de vida e, sobretudo, as suas mágoas e tristezas “.

Na avaliação do Júri, “Fredo” “é um romance de aprendizagem da experiência da relação com os outros”.

O Júri que atribuiu os Prémios Literários da Estoril-Sol, além de Guilherme D`Oliveira Martins, que presidiu em representação do Centro Nacional de Cultura, integrou, ainda, José Manuel Mendes, pela Associação Portuguesa de Escritores, Manuel Frias Martins, pela Associação Portuguesa dos Críticos Literários, Maria Carlos Gil Loureiro, pela Direcção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, Maria Alzira Seixo e Liberto Cruz, convidados a título individual e, ainda, Nuno Lima de Carvalho e Dinis de Abreu, pela Estoril Sol.