Workshop sobre oportunidades de financiamento europeu à economia

O Ministério do Planeamento e das Infraestruturas e a Comissão Europeia organizam o workshop intitulado «Oportunidades de financiamento do Plano de Investimento para a Europa (PIE), do Mecanismo Interligar a Europa (Connecting Europe Facility, CEF) e dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI)».

O evento realiza-se no dia 11 de novembro, das 9 horas ao meio-dia, na Representação da Comissão Europeia em Portugal, sito no Largo Jean Monnet, n.º 1 – 10.º piso, em Lisboa.

O workshop abordará o financiamento disponível para o novo convite à apresentação de propostas do CEF, lançado a 13 de outubro de 2016 pela Comissão Europeia, e as orientações para combinar subvenções e instrumentos financeiros disponíveis no âmbito, respetivamente, dos Fundos Europeus Estruturais de Investimento e do Fundo Europeu de Investimentos Estratégicos (EFSI, na sigla inglesa) do PIE.

Para tal, conta com a participação da Comissão Europeia, da Agência Executiva para a Inovação e Redes (INEA), do Banco Europeu de Investimento (BEI) e do Ministério do Planeamento e Infraestruturas.

Será proporcionada uma oportunidade para que os peritos envolvidos na preparação e acompanhamento de candidaturas ao financiamento do CEF e ao abrigo do EFSI possam discutir aspetos técnicos com os oradores do workshop e ter uma breve discussão preliminar.

A participação no workshop é gratuita, mas requer inscrição, devido à capacidade limitada de lugares. Os interessados deverão confirmar a sua presença (entidade, nome, função e contactos de email e telefone) para relacoes.publicas@pcm.gov.pt, até 5 de novembro.

Os promotores públicos e privados de projetos elegíveis para financiamento ao abrigo do EFSI podem ainda submeter um pedido de esclarecimentos relativo aos seus projetos.

Os oradores do workshop disponibilizam-se para uma breve discussão preliminar, incluindo a possibilidade de marcação de uma reunião bilateral. Os pedidos deverão, igualmente, ser encaminhados para relações.publicas@pcm.gov.pt e para lisboa@eib.org. Caso pretenda a marcação de reunião, será desejável fazer o pedido até ao dia 2 de novembro.

O evento pode ser acompanhado no Twitter, com as hashtags #InvestEU e #CEF