Ministério da Agricultura paga 525,1 milhões de euros aos agricultores

O Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural procedeu ao pagamento de 525,1 milhões de euros de que foram beneficiários 258.192 agricultores.

Este foi o maior adiantamento de sempre pago pelo Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, resultando do aumento de 50% para 70% do valor do pagamento dos adiantamentos, e também da antecipação destes pagamentos de novembro e dezembro para outubro.

A proposta desta última antecipação tinha sido aprovada no Conselho Europeu de Agricultura, em junho, depois de ser defendida pelo Ministro Luís Capoulas Santos.

Nestes termos, foram efetuados os pagamentos de 70% do valor da ajuda, das quais se destacam: Regime de Pagamento Base – 173,8 milhões de euros; Prémio por Vaca em Aleitamento – 38,8 milhões de euros; Prémio por Vaca Leiteira – 8,6 milhões de euros; Prémio por Ovelha e Cabra – 20,9 milhões de euros; Novo Regime da Vinha – 22,9 milhões de euros; e POSEI AÇORES – Produções Animais – 31,2 milhões de euros.

Estes são alguns dos pagamentos a destacar, a exemplo do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 (medidas de investimento – 20,7 milhões de euros; manutenção da atividade agrícola em zonas desfavorecidas – 79,4 milhões de euros; medidas agro-ambientais – 69,2 milhões de euros) e do Prorural+ (manutenção da atividade agrícola em zonas desfavorecidas – 12,9 milhões de euros; pagamentos agro-ambientais – 8,3 milhões de euros).


PUB