Obesidade infantil está a baixar na Região

“A prevalência da obesidade foi de 10,9 % o que mostra uma diminuição de 7.2 % relativamente à fase anterior, sendo que a Região Autónoma da Madeira é uma das regiões do país com menor valor de obesidade nas crianças”. Este fato foi destacado pela investigadora do Instituto Ricardo Jorge, Ana Isabel Rito na apresentação de mais um manual de alimentação saudável da Secretaria Regional da Saúde, intitulado “Comer com Saber…em família”.

Na ocasião, o secretário regional da Saúde salientou que o novo manual irá ajudar os pais e as familías, na formação de comportamentos alimentares mais saudáveis e equilibrados junto das crianças, destacando que esta “ é a nossa estratégia para combater a obesidade, um dos principais fatores de risco de muitas doenças.

João Faria Nunes pediu, ainda, firmeza a todos os profissionais de saúde na estratégia de promoção da saúde  e de prevenção da doença do Governo Regional da Madeira,  que recentemente proibiu a venda de produtos hipercalóricos nas máquinas de venda automática dos serviços públicos regionais, como forma de promover escolhas alimentares mais saudáveis. “Uma medida que mereceu os elogios da Associação Portuguesa dos Nutricionistas”, sublinhou.


PUB