EUA estão comprometidos com a NATO, garante Obama

“Acreditamos que uma Europa forte, próspera e unida não é só bom para o povo da Europa, mas também é bom para o mundo e bom para os Estados Unidos”, disse hoje Barack Obama, ao lado do seu homólogo grego Prokopis Pavlopoulos, no palácio presidencial em Atenas.

Barack Obama iniciou esta terça-feira na Grécia o seu último périplo na Europa como chefe de Estado norte-americano e salientou que a relação transatlântica é “a pedra angular da segurança mútua [da Europa e dos Estados Unidos] bem como da prosperidade”.

Obama tem procurado acalmar os receios dos parceiros da Aliança Atlântica quanto às intenções do presidente eleito Donald Trump em relação à NATO, que durante a campanha presidencial questionou a relevância desta aliança militar.

Na capital grega, Barack Obama enfatizou que a NATO “é algo que contém uma importante continuidade mesmo quando testemunhamos uma transição de governo nos Estados Unidos”.

“Em todas as administrações democratas e republicanas, foi reconhecido que a NATO é absolutamente vital”, sublinhou. “Na minha conversa com o Presidente eleito, ele expressou o seu grande interesse em manter as nossas principais relações estratégicas e uma das mensagens que poderei entregar é o seu compromisso com a NATO e com a aliança transatlântica.”

Depois de uma visita de dois dias à Grécia, Obama desloca-se à Alemanha, onde será recebido pela chanceler alemã, Angela Merkel.


PUB