Cláudia Monteiro de Aguiar reuniu com Jean-Claude Juncker
A Eurodeputada do PSD, inserida no Grupo de Trabalho dos Jovens Deputados do Parlamento Europeu, reuniu com Jean Claude-Juncker, a fim de apresentar novas ideias e novas propostas para impulsionar o emprego jovem.
No momento em que o Presidente da Comissão Europeia faz o balanço de dois anos de mandato do seu Colégio, recebe os Jovens deputados do Parlamento Europeu e dos vários Parlamentos Nacionais, para troca de ideias e apresentação de novas propostas e programas sociais e de emprego.
Cláudia Monteiro de Aguiar aproveitou o momento para referir-se ao Emprego: “agora que termina a implementação do Programa Garantia Jovem, precisamos de evoluir no sentido de criar um novo programa de apoio ao emprego que dê maiores oportunidades de integração dos jovens no mercado de trabalho. Este programa não pode deixar de considerar fatores de constrangimento geográfico e económico, e que diminuem as possibilidades de alguns jovens terem acesso ao mesmo nível que outros. E refiro-me à especial atenção que deve ser dada às regiões com condicionalidades económicas, sociais e geográficos como são as Regiões Ultraperiféricas, as regiões remotas e insulares.”
Nos últimos dois anos, Portugal recebeu 320 milhões de Euros para apoiar o Emprego Jovem, programa que termina agora no final de 2016. Durante esta reunião, foram também analisados
os problemas de financiamento que se colocam aos projectos de empreendedorismo e da nova economia digital, uma área cuja previsão aponta para uma contribuição de 2,5% para o crescimento económico europeu até 2020.
“Precisamos dar o salto entre falar e defender o empreendedorismo e as startups, passando ao apoio concreto à concepção de novas ideias de negócio. Nós temos jovens empreendedores, temos jovens cheios de novas ideias e projectos incríveis para colocar em prática. Temos é de encontrar forma de canalizar ou incentivar os apoios disponibilizados pelas empresas de capital de risco e também pelos investidores privados. Tem de haver um equilíbrio e uma menor dependência dos tradicionais empréstimos bancários. E a Comissão deve fazer um esforço adicional em encontrar forma de apoiar mais e melhor também estes jovens empreendedores com as suas startups.” defendeu ainda Cláudia Monteiro de Aguiar na sua intervenção.
A Comissão Europeia tem a seu cargo vários dossiers com vista a impulsionar o crescimento económico e a criação de emprego, como se sucede com o Programa de apoio ao Emprego Jovem, uma Nova Agenda para a Economia Digital ou novos Meios de Financiamento para as Empresas.
PUB