Comissão Europeia lança consulta sobre Internet de Próxima Geração

A Comissão Europeia (CE) lançou, a 10 de novembro de 2016, uma consulta pública sobre a Internet de próxima geração, que decorre até 9 de janeiro de 2017. “Eu vivo na Internet, cresço com a Internet, não vejo a Internet, sou mais independente com a Internet”, são alguns dos possíveis cenários em que podemos pensar associados à Internet em 2030.

Com o objetivo de recolher o maior número de contributos e dar a todos a oportunidade de partilharem opiniões e ideias sobre a Internet de 2030, a CE lançou esta consulta que integra, entre outras, questões relacionadas com áreas específicas de tecnologia que podem tornar-se relevantes para a Internet do futuro, como arquiteturas descentralizadas, ambientes imersivos e soluções de rede além do IP.

A recolha de opiniões é realizada através de uma plataforma online, de modo a envolver uma ampla audiência, à qual os participantes podem aceder para comentarem os documentos de fundo e tomarem conhecimento de eventos relacionados com o tema. Nesta plataforma, discussões adicionais serão lançadas sobre os tópicos “quentes” levantados no decorrer desta consulta. Em janeiro de 2017 será publicado um relatório com os resultados obtidos.


PUB