Arquipélago lança Open Call para Residência Artística “SALUTEM: à tua Saúde”

A Direção Regional da Cultura, através do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, promove, até 8 de janeiro, uma Open Call nacional para a residência artística “SALUTEM: à tua Saúde”, numa parceria com o Hospital do Divino Espírito Santo, de Ponta Delgada.

Esta residência artística, aberta a dois artistas nacionais que vão residir três meses na ilha de São Miguel no próximo ano, a trabalhar entre o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas e o Hospital do Divino Espírito Santo, pretende cruzar as artes com a medicina, a ciência e o conhecimento, tendo como principal cenário a sociedade contemporânea, não esquecendo a realidade e a identidade do arquipélago dos Açores. O objetivo é fazer do Centro de Artes Contemporâneas, conjuntamente com o HDES, um laboratório vivo de arte, criação, saúde e inovação.

Os artistas são desafiados, por isso, a interagir com uma equipa de profissionais de saúde e investigadores para a criação e desenvolvimento de um trabalho artístico, tendo como referências o contexto hospitalar, histórico, social, cultural, económico e geográfico dos Açores.

Esta atividade artística culmina, em junho de 2017, com uma exposição a realizar no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, com a curadoria de Carolina Grau.

O júri, composto por Fátima Marques Pereira, diretora do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, Carolina Grau, Francisco Melo Bento, médico cirurgião, Luís Melo, empresário na área das Tecnologias de Informação, e Luísa Mota Vieira, investigadora em Genética e Patologia Moleculares, anunciará os artistas selecionados para esta residência artística até 31 de janeiro.

Para mais informações, nomeadamente o regulamento e os formulários de inscrição, os interessados devem consultar o website do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas (http:// arquipelagocentrodeartes. azores.gov.pt), no menu Residências Artísticas e Open Call.


PUB