Açores querem articulação com todas as instituições ligadas à saúde

O secretário regional da Saúde defendeu, em Angra do Heroísmo, nas comemorações do 50.º aniversário do Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro, uma estratégia de prevenção para a saúde suportada na parceria entre o Governo dos Açores e as diversas entidades nesta área.

“A minha premissa será a de trabalhar em articulação com todas as instituições ligadas à saúde pública com o fim último de encontrar respostas integradas e eficazes em prole do utente”, frisou Rui Luís, que falava sexta-feira na cerimónia subordinada ao tema “A saúde na humanização dos cuidados de saúde”.

Na sua intervenção, o titular da pasta da Saúde sublinhou também o facto de as elevadas taxas de incidência do cancro serem o resultado do trabalho exaustivo de rastreio e diagnóstico precoce levados a cabo pelo Centro de Oncologia dos Açores.

Rui Luís salientou ainda que, além dos projetos desenvolvidos nas escolas, como o ‘(In)forma-te’, ‘Trilhos Saudáveis’ e ‘Tu decides’, bem como a campanha antitabágica ‘Help’ e as consultas antitabágicas, o Governo dos Açores está empenhado em promover outras políticas dissuasoras do consumo de tabaco.


PUB