Laboratório Estratégico de Turismo chega aos Açores em janeiro

Os Açores recebem a 4 de janeiro, pela primeira vez, o Laboratório Estratégico de Turismo (LET), uma iniciativa do Turismo de Portugal, em parceria com a Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, onde estará em discussão pública a Estratégia para o Turismo 2027 (ET 27).

Os LET são espaços de discussão que promovem a partilha de conhecimento, a identificação de áreas críticas e o desenho de soluções, resultando na delimitação de prioridades estratégicas através de contributos para a ET 27.

Na próxima década, pretende-se que a ET 27 seja o referencial estratégico para o turismo em Portugal, através de um processo participativo, alargado e criativo, permitindo auscultar os diversos ângulos da sociedade nas suas várias valências.

O desafio é que a ET 27 consubstancie uma visão de longo prazo, combinada com uma ação no curto prazo, para atuar com maior sentido estratégico no presente e enquadrar o futuro Quadro Comunitário de Apoio 2021-2027.

Ao longo deste ano, já se realizaram LET Territoriais nas regiões turísticas do Algarve, Norte, Centro, Alentejo, Lisboa e Madeira, além de três LET Temáticos, abordando os temas “Conhecimento, Emprego e Formação”, “Competitividade e Inovação no Turismo“ e “Tendências e Agenda Internacional”.

Estes eventos têm sido operacionalizados através de conferências/debates públicos, para os quais são convidados o público em geral e todos os agentes públicos e privados ligados ao desenvolvimento turístico.

A intenção é mobilizar a sociedade para o processo participativo subjacente à ET 27, com o objetivo de debater tendências e desafios que permitam recolher contributos e sugestões para o documento estratégico e analisar os principais indicadores do turismo de cada região, tendo em conta as suas especificidades.

As inscrições para o Laboratório Estratégico de Turismo que se realiza em Ponta Delgada a 4 de janeiro estão disponíveis no endereço eletrónico https://inqueritos. turismodeportugal.pt/index. php/831813/lang-pt.


PUB