MiratecArts apresentou Temporada 5 em festa de aniversário
Dizem que ano novo é vida nova e para MiratecArts parece que não há limites no novo. Terry Costa, diretor artístico da associação com sede na Madalena do Pico, Açores, apresentou a Temporada 5, na festa de aniversário ontem à noite, para uma audiência repleta de artistas, políticos e jornalistas da terra e estrangeiro. Além dos já conhecidos festivais, o quinto aniversário também apresentou 5 novos projetos.
“Nunca tivemos um evento com tanta representação, seja política ou mesmo de entidades não governamentais e dos meios de comunicação,” disse Terry Costa referindo ao fato que o Diretor Regional do Ambiente Hernâni Jorge veio para abrir o Montanha Pico Festival e representar o Presidente do Governo Regional dos Açores no aniversário. O Presidente da Câmara Municipal da Madalena José António Soares fez-se acompanhar da Vice-Presidente Catarina Manito e uma comitiva de rostos da assembleia municipal e de assuntos camarários. O deputado regional do PS Miguel Costa, os deputados do PSD Marco Costa e Jorge Jorge, e o representante do PCP no Pico Sérgio Gonçalves também fizeram questão de estar presentes para dar os parabéns à jovem associação cultural artística. Além dos meios de comunicação local e regional, a jornalista e cineasta da Polónia Julia Poplawska encontra-se na ilha montanha para pesquisar, angariar imagens e fazer um trabalho sobre MiratecArts e o Pico.
“Chegar aos cinco anos com uma programação vasta como a que a MiratecArts apresenta é uma mais valia para os residentes e um chamamento de participação para artistas profissionais dos quatro cantos do mundo,” continuou Terry costa. “Foram 3850 propostas artísticas que chegaram de 107 países nos últimos doze meses. Estaria muito contente se conseguissemos apoiar o desenvolvimento e apresentação de dez por cento destas propostas, mas ainda estamos longe de chegar lá.” Mesmo assim, a MiratecArts apresentou um plano recheado de novas ideias para este ano de 2017, para além dos já conhecidos festivais.
Montanha Pico Festival abriu o ano e continua com 15 eventos até ao final do mês de janeiro. O Azores Fringe Festival acontece nas nove ilhas do arquipélago em junho. O Festival Cordas volta à Madalena em setembro e AnimaPIX em Dezembro.
O Encontro Pedras Negras para escritores terá a sua terceira edição no último fim-de-semana de Maio no Pico e o Encontro & Expedição de Fotografia acontece este ano na ilha das Flores. +Arte Corvo e programação no Atelier Kaasfabriek em São Jorge continuam este ano no Fringe.
Novos projetos inclui ZAPE: O Dia do Burro na ilha Graciosa e a Festa do Vime em Santa Maria. As ilhas do Pico, Faial e São Jorge ganham mais uma iniciativa com Apresenta Triângulo. O Roteiro de Escritores em Ponta Delgada já está a ser desenvolvido enquanto o Roteiro de Sorrisos de Pedra de Helena Amaral na ilha do Pico e o Roteiro de Arte Pública na Madalena continuam a ser alimentados com mais arte.
A Galeria Costa na Freguesia da Candelária do Pico vai ver a inauguração do Jardim Saudade que promete trazer nova arte incluindo música e dança à natureza em
em espaços ao ar-livre. A primeira residência artística internacional no Pico acolhe 20 artistas para o Once Upon Water. E ainda, a ilha do Pico ganha mais um local cultural com Paim Bookhouse Gallery em Santa Luzia, onde MiratecArts abraça o projeto com inauguração durante o Fringe.
Uma temporada que promete acolher centenas de artistas dos quatro cantos do mundo.
PUB