Governo açoriano promove sessões de divulgação do programa Europa Criativa

O Governo dos Açores promove, entre 7 e 9 de março, a realização de sessões de divulgação do programa ‘Europa Criativa’, que terão lugar nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial. A iniciativa, promovida pelo Gabinete do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas e pela Secretaria Regional  da Educação e Cultura, em conjunto com o Centro de Informação Europa Criativa, visa dar a conhecer este programa da União Europeia que apoia os setores cultural e criativo, bem como os apoios disponíveis para o efeito no âmbito das políticas europeias para estas áreas.

As sessões, de acesso livre, destinam-se em particular a entidades coletivas, sejam da administração pública ou local, organizações culturais, artistas e profissionais da cultura, que desenvolvam a sua atividade nas áreas das artes do espetáculo, belas artes, edição, cinema, televisão, música, artes pluridisciplinares, património ou indústria dos jogos de vídeo.

O ‘Europa Criativa’ pretende salvaguardar e promover a diversidade cultural e linguística europeias, além de reforçar a competitividade dos setores cultural e criativo, tendo em vista a promoção de um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo.

Os objetivos mais específicos deste programa da UE incluem o apoio à capacidade dos setores cultural e criativo europeus para operarem internacionalmente, além da promoção da circulação transnacional de obras culturais e criativas e a própria mobilidade de artistas, a formação de novos públicos e o reforço da capacidade financeira destes setores.

Apoiar a cooperação transnacional para promover o desenvolvimento de políticas, a inovação e a utilização de novos modelos de negócios, apoiando ainda atividades que contribuam para dotar os agentes de competências e know-how que contribuam para o reforço daqueles setores são outros dos objetivos.

O programa integra dois subprogramas de financiamento, nomeadamente o subprograma MEDIA, dirigido exclusivamente ao setor cinematográfico e audiovisual, e o subprograma CULTURA, que engloba as restantes expressões culturais e artísticas. Cada um destes subprogramas comporta várias linhas de financiamento, focadas em diferentes tipos de projetos e com diversos critérios de elegibilidade e avaliação.

Existe ainda uma vertente intersetorial do ‘Europa Criativa’, através da qual são apoiadas outras iniciativas europeias, como sejam os prémios europeus de arquitetura, literatura, proteção do património, cinema e música, as capitais europeias da cultura, a Marca do Património Europeu (European Heritage Label), o apoio financeiro a projetos intersetoriais, fundos de garantia para PME dos setores cultural e criativo, entre outros.

O ‘Europa Criativa’ congrega os anteriores programas MEDIA, MEDIA Mundus e CULTURA e decorre até 2020. Os interessados podem obter mais‎ informações sobre o programa no endereço eletrónico http://www.europacriativa.eu/.‎

 


PUB