Turquia ridiculariza declaração de Bruxelas

A Turquia classificou hoje de “míope” a declaração da União Europeia que criticou Ancara pelo crescente conflito diplomático com a Holanda. O ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlüt Çavusoglu, disse que tal “não tem valor para o nosso país”.

Na segunda-feira, Bruxelas pediu à Turquia que refreasse as suas declarações excessivas, depois de o Presidente Recep Tayyip Erdogan ter acusado a Holanda de agir como os nazis.

O governo turco diz que a UE, ao invés de acalmar a situação, está a “dar crédito à xenofobia e a sentimentos anti-turcos” quando escolhe ficar ao lado de países que violam acordos diplomáticos e a lei.

O ministro Mevlüt Çavusoglu qualificou de “extremamente grave” o apoio da União Europeia à Holanda. Em comunicado, Mevlüt Çavusoglu acusou o bloco de ser “selectivo na aplicação dos valores democráticos e direitos fundamentais”.

Na origem do conflito está a realização de comícios na Holanda para promover junto da comunidade turca o voto na reforma constitucional que confere acrescidos poderes executivos ao Presidente Erdogan.

O pedido foi negado pelo governo holandês.


PUB