“RobôBrava” no Funchal

Depois do sucesso da primeira edição do “RobôBrava”, o evento, dedicado e aberto ao público infantojuvenil em geral, vai realizar-se no próximo fim-de-semana (sábado e domingo) no concelho do Funchal, nomeadamente no espaço Infoart da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura (Avenida Arriaga, 18).

O “RobôBrava”, uma iniciativa da SRETC através da Direção Regional da Inovação, Valorização e Empreendedorismo (DRIVE), trata-se de um workshop pedagógico dedicado às gerações mais novas (participantes com idades entre os 9 e os 14 anos), com o objetivo de ensinar a construir e programar um robô autónomo. Para tal, conta com o apoio da empresa regional Grupo XIS, e com a parceria da Lego Education e da Arabot Hi-Fi (distribuidora da marca em Portugal).

Este projeto insere-se no âmbito do futuro “Playground de Tecnologia e Robótica” do projeto Brava Valley e pretende, acima de tudo despertar o interesse e o entusiasmo da sociedade com a tecnologia, através da interação ativa dos participantes com o mundo apaixonante da robótica e da programação, proporcionando desafios periódicos que: estimulem a prática de conceitos de programação e eletrónica; demonstrem na prática os conceitos científicos; desenvolvam raciocínios lógicos/abstratos, competências informáticas e a coordenação motora e estimulem o espírito de equipa e o trabalho de grupo.

A primeira iniciativa do “RobôBrava” teve lugar na última sexta-feira na frente Ribeira Brava contou com o apoio da Câmara Municipal. A procura foi tão elevada que, a pedido da autarquia local, o evento foi repetido no sábado e na manhã do domingo, tendo envolvido mais de uma centena de crianças/jovens do concelho e obtido elogios dos parceiros e dos participantes.

No Funchal, o “RobôBrava” funcionará em três turnos, nomeadamente no sábado das 9 às 13 horas (para participantes com idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos) e entre as 14 e as 18 horas (para participantes com idades compreendidas entre os 12 e os 14 anos) e no domingo das 9 às 13 horas (para participantes com idades compreendidas entre os 12 e os 14 anos).

Para a edição no Funchal, tal como aconteceu na Ribeira Brava, o acesso é gratuito. Para obter mais informações ou efetuar a inscrição, poderá ser usado o endereço de correio eletrónico drive.sretc@gov-madeira.pt ou o telefone número 291211832.


PUB