Investimento de 9,4 milhões de euros para modernizar o Exército nos Açores

O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, afirmou que o Governo vai investir 9,4 milhões de euros em obras nas estruturas do Exército em Ponta Delgada, naquele que será um «esforço de investimento significativo» durante os próximos sete anos.

Durante a visita às infraestruturas do Exército em Ponta Delgada, o Ministro referiu que as obras deverão começar «o mais depressa possível» depois de a proposta «ser ultimada pelo Exército».

O investimento representa um esforço de modernização e surge no âmbito da meta de reforçar a presença das Forças Armadas nas regiões autónomas, com o objetivo de «consolidar, modernizar e investir à luz dos recursos disponíveis».

Azeredo Lopes disse que «a Base das Lajes está a seguir o devido caminho» e realçou que o Governo está preparado para, se for necessário, propor soluções que «envolvam o investimento do Estado e que possam interessar, como parceiro privilegiado, aos Estados Unidos».

«Ou seja, ficarmos um pouco menos sentados à espera que o mundo se resolva e tomarmos a iniciativa de propormos ideias concretas que possam contribuir para reforçar uma relação que não é apenas com os Açores mas com Portugal em geral», acrescentou.

Para já, o Ministro afirmou ser oportuno esperar pela «instalação plena da nova administração dos Estados Unidos, cabendo a Portugal dar o seu contributo para que as coisas não bloqueiem».

Azeredo Lopes disse ainda que em relação aos compromissos assumidos pelo Governo em relação à base aérea, «tudo está a decorrer como planeado», exemplificando com a certificação civil da estrutura militar, desafetação de alguns terrenos e viabilização da possibilidade do reforço dos voos civis.


PUB