Companhias aéreas suspendem voos para o Qatar

A Emirates, a Etihad Airways e a Saudia anunciaram a suspensão de todos os seus voos para Doha, capital do Qatar, uma decisão que chega depois de os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita terem cortado relações com o Qatar, alegando que o país apoia o terrorismo islâmico.

No caso da Emirates, com sede no Dubai, a suspensão de voos ocorre a partir desta terça-feira, dia 6 de junho, e abrange todos os voos com origem e para o Qatar, incluindo os voos da companhia de baixo custo FlyDubai.

A Emirates garante que vai propor “outras opções” aos clientes com bilhete para voos a partir de terça-feira e admite mesmo o reembolso total do valor pago, ficando todas as ligações da companhia a Doha suspensas “até nova ordem”.

Além da Emirates e da FlyDubai, também a Etihad Airways, com sede em Abu Dhabi, anunciou o fim dos voos para a capital do Qatar, assim como a Saudia, companhia aérea da Arábia Saudita, cuja suspensão teve início ontem, 5 de junho. Em resposta, a Qatar Airways suspendeu todos os seus voos para a Arábia Saudita.

A suspensão de voos acontece depois de vários países do Médio Oriente terem cortado relações diplomáticas com o Qatar, país que é acusado de colaborar com o terrorismo islâmico. O corte de relações foi inicialmente anunciado pelos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Bahrein, aos quais se juntaram também Egipto e o Iémen.


PUB