Portugal entre os países com consumo “per capita” mais baixo

Portugal está entre os países com consumo “per capita” mais baixo entre os congéneres da União Europeia, segundo dados divulgados hoje pelo Eurostat.

O consumo por pessoa, em Portugal, é de 82 pontos, ou seja 18% abaixo da média da União Europeia. Em 2015 também se encontrava a este nível.

Entre os 28 Estados-membros, apenas 10 superam a média, numa lista liderada pelo Luxemburgo, 32% acima, e pela Alemanha, 22% acima da média. Do lado oposto da tabela estão Bulgária e Croácia, 47% e 41% abaixo da média.

Entre os países da Zona Euro, a média do consumo “per capita” ascende a 105 pontos, com Portugal a ser o sétimo país com uma média mais baixa (23% abaixo). Entre os 19 Estados-membros do euro é a Letónia que tem o valor mais baixo (38% abaixo da média da região).

Este indicador do consumo inclui os bens comprados pelas famílias mas também os disponibilizados pelo Estado, como a Saúde e a Educação, e acompanha o nível de rendimento “per capita” – Portugal, criando menos riqueza, também consome menos.

O indicador usado pelo Eurostat para medir o consumo “per capita” leva em conta o nível global de consumo nos países, independentemente de quem o financia (famílias ou Estado) e de quem consome (famílias, Estado, organizações).

Analisando o PIB per capita, Portugal mantém os níveis de 2015, estando 23% abaixo da média, com o Luxemburgo a estar 167% acima e a Irlanda 77% acima.


PUB