Exames de Imagiologia disponíveis numa única plataforma online no início de 2018

O Sistema de Informação de Imagiologia, que será implementado nos hospitais e centros de saúde da Região e no Centro de Oncologia dos Açores, já foi adjudicado pela Saudaçor e deverá estar a funcionar no início de 2018. Este investimento de cerca 1,2 milhões de euros contempla uma solução centralizada, bem como a partilha de informação relacionada com exames de radiologia realizados nos hospitais e unidades de saúde de ilha.

O novo modelo está preparado ainda para integrar outros dados, nas áreas da Cardiologia, Anatomopatologia e Gastroenterologia.

A este sistema está associado uma plataforma web, a que os profissionais de saúde podem aceder para consultar o historial do utente e realizar telediagnósticos, a partir de qualquer unidade de saúde do arquipélago.

O Sistema de Informação de Imagiologia potencia os recursos disponíveis, com vantagens ao nível da redução dos tempos de espera dos utentes e no aumento da produtividade dos profissionais.

A centralização da informação clínica traz, por outro lado, uma maior celeridade no acesso do doente aos serviços e a garantia de indicadores indispensáveis na análise de resultados e desempenhos dos serviços de saúde.

O concurso público para a implementação deste sistema foi adjudicado à Art Ces, representação nacional da empresa SECTRA, cujo investimento será assegurado por fundos comunitários e por verbas do Plano de Investimentos da Região Autónoma.


PUB