Governo dos Açores cria “Distinção PME Digital”

O Vice-Presidente do Governo referiu ontem, em Ponta Delgada, que “a economia digital é, cada vez mais, incontornável e imprescindível para a sustentabilidade” das empresas açorianas, pelo que, além dos apoios disponíveis no âmbito do Competir+ para investimento em novas tecnologias de informação e comunicação, o Executivo decidiu criar a ‘Distinção PME Digital’.

Sérgio Ávila, que falava na abertura do workshop ‘Economia Digital no Centro do Negócio’, salientou que a medida “visa a atribuição de distinções em função da adoção de boas práticas no domínio do digital”, frisando que o Governo dos Açores pretende “incentivar e dar relevo às empresas que apostam nesta área e aos empresários que incorporem a visão de que o mundo é cada vez mais digital”.

A ‘Distinção PME Digital’, criada no âmbito do Projeto @PME e inserida na Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial, visa, nesse sentido, aumentar o número de empresas açorianas no âmbito da economia digital.

O titular da pasta da Competitividade Empresarial salientou que, num “território arquipelágico como o dos Açores, afastado dos mercados, as tecnologias digitais permitem às empresas regionais inserirem-se em cadeias de valor globais”.

“O desafio que aqui lançamos é, no seu âmago, o de aumentarmos o número de empresas açorianas na economia digital”, afirmou Sérgio Ávila, manifestando confiança de que os empresários vão responder positivamente a mais este desafio.

“Muito do esforço hoje necessário para otimizarmos a produção e a promoção das vendas pode ser substancialmente reduzido através do recurso a estas novas ferramentas, com resultados substancialmente acrescidos”, frisou, acrescentando ainda que esta é uma “forma privilegiada de atrair mais clientes e de chegar a mais clientes”.

Na sua intervenção, Sérgio Ávila reafirmou que “importa consolidar” o crescimento económico, defendendo que, “sendo a mudança uma constante e as condições em que a atividade económica ocorre extremamente fluídas, importa encontrar as melhores soluções, e o digital oferece as melhores soluções”.